terça-feira, 19 de maio de 2009

Águas Claras



É a vigésima região administrativa do Distrito Federal do Brasil e conta com uma área de 808 hectare, distante vinte quilômetros do Plano Piloto. Foi projetada pelo arquiteto e urbanista Paulo Zimbres e começou a ser construída na década de 1990, sendo classificada como região administrativa a partir de 2003 por uma lei distrital .


A região administrativa compreende: ao sul, o núcleo rural Vereda da Cruz e o setor habitacional Arniqueiras; ao norte, a Colônia Agrícola Samambaia e a Colônia Vicente Pires, ou seja, engloba o polígono entre a BR-060 e a BR-070 (Estrutural).


As avenidas, alamedas e praça possuem nomes inspirados na flora e fauna brasileira: Araucárias, Castanheiras, Flamboyant, Ipê Amarelo, Jequitibá, Pau-Brasil, Paineiras, Pitangueiras, Bem-te-vi, etc

Tem cerca de 110 mil habitantes e situa-se entre Taguatinga, Guará, Vicente Pires e Park Way, sendo sua principal via de acesso a estrada Parque Taguatinga (EPTG). Nesta, localiza-se o viaduto Israel Pinheiro, inaugurado em 16 de agosto de 2008, que dá acesso à cidade.



Com a inauguração de um conjunto de quatro viadutos em 24 de janeiro de 2009, as Avenidas Araucárias e Castanheiras e os Boulervards que margeiam a linha do metrô se transformaram em vias de mão única, promovendo dessa forma a fluidez do trânsito local.










Nenhum comentário:

Postar um comentário